segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O metro do Porto


Ora bem!! as minhas aventuras no metro do Porto. Que não são muitas, é certo, mas já me ri bastante.

Primeiro é preciso explicar-vos que a "coisa" que aqui faz toda a gente movimentar-se é o ANDANTE. É isso mesmo, o Andante. Este pode vir em forma de bilhete ou passe mensal. Até aqui tudo normal. Depois deixem-me dizer que o metro está dividido em 70 000 zonas e tens que ter muita atenção, ou não vás passar para uma zona que não deves sem pagar a respectiva "portagem". Acreditem, para quem já andou em alguns metros de capitais europeias, o metro do Porto pode ser complicado!

A questão passa pelo bilhete. Já estava farta de me questionar porque é que cada vez que ia tirar um bilhete pagava 1.40euros em vez dos 0.90euros afixados em todo o lado. Não podia acreditar que estava a ser enganada por uma instituição pública credivel como é o metro do Porto, mas afinal estava só a ser muito estúpida. Alguns andantes depois e após a explicação de uma habitante local amiga e piedosa lá percebi que os benditos andantes são reutilizados. Temos que recarrega-los com viagens (que essas sim custam 0.90e). Será que era pedir muito que isso estivesse explicado nas bilheteiras. É que assim nós, os "estrangeiros" como nós podiam usufruir em pleno da magnífica rede de transportes.

Mas o que é mesmo, mas mesmo lindo no metro do Porto é que (apesar de ser um sistema sem portas) ... de cada vez que entras nas estações ou trocas de linha tens que validar o Andante. O que significa que... certa vez estes vossos amigos deixaram passar a estação de saída. Logo tiveram que subir três grandes lanços de escadas, ir ao interface do metro com a rua e validar novamente o bilhete, voltar a descer os mesmos três lanços de escadas e esperar pelo metro. E o burro sou eu???

De qualquer modo, mesmo com esta minha resinguice, somos sempre bem recebidos em todo o lado.









2 comentários:

Unknown disse...

Hum.... Como já passou algum tempo, suponho que já tenha esclarecido uma série de más concepções em relação ao metro do porto.
Entre elas essa ideia que TEM que valida o andante várias vezes... :-/
Bem como uma ideia estranhissima que metro do porto tem uma enorme variedade de zonas... :-?
É melhor ver melhor os placares com as zonas! Dentro da cidade do grande porto leia-se do estadio do dragão ao norte shopping, incluindo Gaia até ao Hospital de São joão, é tudo a mesma zona - tarifa mais barata.
Só tive que carregar o andante com outra zona quando vou para fora do Porto - leia-se aeroporto, Maia, Povoa de Varzim!
Relembro que o metro do porto, não é bem um metro - é uma especie de "comboinho urbano" pobrezinho - assim à provincia, está a ver? Não é como na CAPITAL! :-)

Unknown disse...

(queira desculpar o discurso trapalhão, mas estou com pressa. Cumprimentos)