quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cilindro eléctrico

"Termoacumuladores eléctricos, também chamados cilindros eléctricos, são depósitos de água com uma resistência eléctrica no seu interior."

Nesta casa agora é assim.
Pelo que sei é prática comum no Norte de Portugal, desde que o antigo senhor implementou o plano de electrificação do país e começou a distribuir equipamento eléctrico como incentivo ao consumo da energia produzida pelas barragens.
Sempre tive uma relutancia em relação a este modo de aquecimento da água doméstica. Primeiro porque funciona a electricidade, e sempre achei que água e electricidade não vão bem juntos, depois porque sempre ouvi falar de rebentamentos de cilindros, e acho que não deve ser muito agradável levar com umas litradas de água a ferver em cima. Finalmente porque as minhas anteriores experiêncisa com cilindros levavam sempre a banhos tépidos a atirar para o frio no final. Concluindo...não estava (e ainda não estou) muito contente com a ideia de conviver com um "bicho" destes em casa.
No entanto, este surpreendeu-me. Os banhos, até ao momento, têm sido quentes e constantes, sem quaisquer sobressaltos do tipo "porra que está gelada". A ver vamos as contas da electricidade no final do mês.
Estamos ainda no processo de aprendizagem com este electrodoméstico, e sempre abertos a conselhos e ensinamentos. Entretanto encontrei alguns foruns onde se discutem as formas de aquecimento de águas domésticas e há quem diga que:

Vantagens:
- Os cilindros são baratos
- Os cilindros são extremamente fiáveis (são aparelhos muito simples)
- Seguros
- Não requerem tanta potência instantânea, e por isso n precisas de contratar muita potência à EDP (logo menor custo mensal)
- Dispensam a contratação adicional de gás (menos um custo, menos uma mensalidade)
- Permitem ter água quente com pouco caudal de água (evita desperdícios de água e energia)

Desvantagens:
- Demoram uma hora +/- a aquecer a água
- Limitam o número de banhos consecutivos (depende da "ganância" de água de cada utilizador)
- forma mais poluente de aquecer água (emissões de gases de efeito estufa resultantes da produção de electricidade)
- água não tem uma temperatura constante durante a utilização

1 comentário:

Muni disse...

ola. estou preocupada pois estou a viver numa casa com cilindro eléctrico. achas que compensa pôr um temporizador que o desligue durante parte do dia ou crês que ao ligar ele puxará mais energia a aquecer a água, do que a mantê-la quente durante o dia. o que eu tenho não tem regulador de temperatura. obrigado. se podes por fafor responde para muni_joana@hotmail.com