sexta-feira, 11 de abril de 2008

"Na vitória ou na derrota Hóquei Hóquei"


As notícias não são boas e ainda por cima vêm com atraso: o Hóquei Clube de Turquel perdeu um jogo decisivo no fim-de-semana passado. Foi na Maia contra o Nortecoope e, claro, eu e a Rita fomos ao pavilhão ver o jogo. Creio que a única boa notícia é que a Polícia deixou-nos entrar sem pagar quando, atrasados porque não conseguíamos dar com o pavilhão, entrámos por engano na porta errada e já estávamos entre a porta dos balneários e o ringue quando fomos direccionados para o sítio certo, sem pagar…
Como é natural, a claque do Turquel era composta por meia dúzia de gatos-pingados e eu e a Rita ficámos no meio de adeptos do Nortecoope. Tal não seria muito problemático se o jogo não tivesse sido tão entusiasmante, com o resultado incerto até perto do fim (perdemos 6-5), e se eu não tivesse que refrear um pouco a Rita que não se coibia de tecer alguns comentários pouco elogiosos a alguns elementos da claque adversária (que de facto eram um pouco chatos). Por exemplo: o adversário marcou um golo em clara falta que o árbitro não assinalou mas logo de seguida o Turquel marcou um golo em resposta – um golão – e diz a Rita em alto e bom som para a claque adversária ouvir: “vejam, isto é que é um golo a sério”. Esta moça não deixa de me surpreender, afinal não foi há assim tantos anos que ela me perguntou espantada, acerca do campeonato de futebol: “mas existem equipas a descer e a subir de divisão?”.
Mas perdemos e as esperanças de subirmos de divisão este ano terminam por aqui. Vamos então lutar pela melhor classificação. Força Turquel.

2 comentários:

Lúcia Dias disse...

ó meninos, que história mais linda! estou a tentar imaginar a Rita a ser uma adepta selvagem... confesso que ainda estou com alguns problemas em faze-lo !

JTereso disse...

Selvagem... não diria tanto. Talvez impaciente e calorosa sejam as expressões mais correctas (ou correta, com o novo acordo ortográfico). Mas foi lindo sim, muito lindo, mas não chegou aos cálcanhares das adeptas - literalmente peixeiras - do Lavra, clube de uma freguesia de Matosinhos, onde nós fomos também ver um jogo há umas semanas. Nesse jogo eu temi pela integridade fisica do árbitro. A frase "devia-te crescer um pinheiro no cu e outro na testa", dita por uma mãe com bébe ao colo, foi o ex-libris dessa noite.